quinta-feira, 5 de março de 2009

Cientistas podem ter descoberto causa dos cabelos brancos

Cientistas acreditam ter descoberto a causa dos cabelos brancos.

Os cientistas da Universidade de Bradford, no Reino Unido, trabalharam em conjunto com os especialistas das Universidades Mainz e de Luebeck, da Alemanha, tendo concluído que os cabelos grisalhos são causados pela grande acumulação de peróxido de hidrogénio devido ao desgaste do folículo, o que bloqueia a pigmentação natural do cabelo.


A perda da cor nos cabelos é aceite como parte do processo de envelhecimento, mas especialistas afirmam que a compreensão de como o cabelo fica branco pode ajudar na descoberta de uma forma de prevenção.


A investigação foi publicada na revista científica Faseb, da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental. Segundo o coordenador do estudo, Karin Schallreuter, os especialistas examinaram culturas de células de folículos capilares humanos.


"A descoberta é um grande avanço na compreensão da descoloração do cabelo e traz novas ideias para combater o problema", disse Schallreuter, citado pela BBC.


Através das análises feitas, os cientistas descobriram que a acumulação de peróxido de hidrogénio foi causado pela redução de uma enzima que tem como função transformá-lo em água e oxigénio.