sábado, 17 de abril de 2010

Telemóveis, redes sociais e enciclopédias online vão ter maior impacto

O telemóvel, as redes sociais e as enciclopédias online como a Wikipédia vão exercer no futuro um maior impacto no ensino superior português, espanhol e latino-americano, defenderam hoje especialistas no México.

Professores e investigadores portugueses, espanhóis e latino-americanos que trabalham no relatório Horizon Ibero-América 2010 estão reunidos no México, numa iniciativa promovida pela Universidade Aberta da Catalunha, a primeira online no mundo, e pela comunidade educativa New Media Consortium.

O relatório Horizon Ibero-América 2010, que ficará concluído em junho, pretende analisar o impacto real das novas tecnologias nos estudantes do ensino superior na Península Ibérica e na América Latina.

A diretora do Departamento de Inovação do Centro E-learning da Universidade Aberta da Catalunha, Iolanda García, adiantou que os participantes no projeto definiram, "numa votação unânime", quais as tecnologias emergentes que têm mais possibilidades de revolucionar o ensino universitário na Península Ibérica e na América Latina.

À cabeça surgem os telemóveis, apresentados como computadores que já cabem na mão e podem ser ligados à Internet a partir de qualquer lugar.

Depois, os milhares de milhões de vídeos, fotografias e sons que os cibernautas publicam diariamente nas redes sociais. Finalmente, os conteúdos enciclopédicos online de acesso livre.

Destak/Lusa | destak@destak.pt