quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Embaixador Barrica aposta na melhoria de banco de dados da embaixada

O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, disse que uma das prioridades da embaixada para 2010 é a instalação de um banco de dados fiável, para fornecer informações exactas sobre a comunidade angolana.

O diplomata falava na cerimónia de cumprimentos de fim de ano do corpo diplomático, funcionários da Embaixada de Angola em Portugal e por membros de organizações e associações da sociedade civil angolana nesse país.

Segundo Marcos Barrica, em 2009 foram instalados novos equipamentos e sistemas tecnológicos e reforçou-se a capacidade humana, o que permitiu atenuar as dificuldades das representações consulares no atendimento célere às solicitações de cidadãos nacionais e estrangeiros.

Para Marcos Barrica, “este trabalho será prosseguido e melhorado a fim de possuirmos um banco de dados mais fiável, que traduza com maior exactidão possível quantos somos, onde estamos, o que fazemos e como estamos”.

“Este elemento constitui uma premissa inegável na aplicação correcta de medidas de apoio e assistência às comunidades, das quais também se espera, no seu próprio interesse, uma colaboração consciente e responsável nas acções levadas a cabo pelas competentes entidades do Estado” - adiantou.

Marcos Barrica enalteceu a implementação, em 2009, das equipas móveis de registo dos cidadãos nacionais, “cujos resultados se cifraram acima das expectativas”, apontando que “só em actos consulares praticados directamente em vários bairros de Lisboa e localidades adjacentes foram contabilizados cinco mil e 742 registos.

Referiu-se também ao facto de o Consulado Geral de Lisboa ter emitido 28 mil e 746 vistos em 2009.

A seu ver, em 2010, a embaixada deverá aperfeiçoar os níveis de organização do trabalho e de relacionamento entre os funcionários, assim como adoptar medidas tendentes a melhorar as condições de prestação de serviço, “com o intuito de elevar os níveis motivacionais dos servidores públicos e a consequente melhoria do desempenho laboral”.

Sem comentários: